TOPO
Hidroginástica: o poder da água

Hidroginástica: o poder da água

O poder da água é quase ilimitado e há séculos que é utilizado para beneficiar a saúde. A hidroginástica é disso exemplo e é indicada para problemas como artroses, artrites, lombalgias, hérnias discais, fibromialgia ou deficiente mobilidade.

A prática da hidroginástica é adaptável a diferentes objetivos e indicada para pessoas de todas as idades e condições físicas. É um dos desportos mais completos e, além de aliar a diversão na piscina com o exercício físico, tem o melhor que uma atividade física pode proporcionar à saúde e ao corpo. 

A hidroginástica é utilizada no âmbito da prevenção, através dos programas que promovem a melhoria da condição física (fitness), no treino desportivo e também em programas de reabilitação/hidroterapia.

A principal característica do exercício aquático consiste na utilização das propriedades específicas da água, nomeadamente a pressão hidrostática, a força de flutuação e a resistência hidrodinâmica.

A densidade da água torna o corpo mais leve e, com isso, a maior parte dos movimentos é feito de forma suave e com baixo impacto, através da resistência e impulsão, proporcionando uma opção de exercício mais segura num quadro de patologias ou condições clínicas que vão desde as hérnias discais e lombalgias até outras doenças reumáticas.

Na água, mesmo quem sofre de problemas osteoarticulares tem menos probabilidades de sofrer lesões. O efeito da imersão em água reduz o peso do corpo, facilitando os movimentos lentos, com menos esforço, sobretudo sobre os membros inferiores.

A atividade física em água quente, para além de ajudar a relaxar a musculatura ativa a circulação sanguínea, mais uns motivos para que a hidroginástica seja tão popular entre a população mais idosa.

Com o objetivo de fortalecer os músculos e as articulações, os movimentos realizados durante uma aula de hidroginástica devem ser fortes, recorrendo a pequenos equipamentos de piscina como os flutuadores (que podem ser usados nos braços ou nas pernas).

Benefícios da prática da hidroginástica para a saúde

  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • Diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca;
  • Melhora a circulação sanguínea, devido ao aumento da contração muscular e atividade aeróbia;
  • Previne lesões osteomúsculares, promovendo uma acentuada redução da ação da gravidade sobre a coluna;
  • Fortalece as articulações, sendo a atividade ideal para quem sofre de artrite, artrose ou excesso de peso;
  • Melhora as principais capacidades físicas, tais como a flexibilidade (devido ao aumento da amplitude dos movimentos realizados), a força e a resistência;
  • Melhora a postura;
  • Melhora a coordenação motora, ao serem realizados movimentos ritmados na água, assim como o equilíbrio;
  • Aumenta a autoestima, a confiança e a qualidade de vida;

Como qualquer atividade física, a hidroginástica deve ser feita sob a orientação de um profissional qualificado.

Sabia que…

… A hidroginástica é uma ótima opção para quem sofre de artrite reumatoide. Exercícios realizados na piscina com água quente (30°) proporcionam um efeito analgésico para músculos e articulações. Além disso, a flutuabilidade do ambiente aquático reduz a carga sobre as articulações, aumenta a possibilidade dos movimentos livres de dor e fornece resistência para o fortalecimento dos grupos musculares que envolvem aa articulações afetadas.

Inserir Comentário