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Passa o dia sentado? Corrija a sua postura

Passa o dia sentado? Corrija a sua postura

Se está a ler este artigo sentado, repare na sua postura. Está curvado? Como está o seu pescoço? Inclinado? E as suas pernas e braços? Saiba que ter uma postura correta quando está sentado horas a fio no trabalho pode fazer toda a diferença!

Quando está um dia inteiro sentado à secretária não é só a postura que conta para alguns problemas de saúde que possam surgir. As dores nas costas, nos punhos e no pescoço, os olhos cansados e as pernas pesadas, são algumas das queixas mais frequentemente associadas às horas que passamos frente ao computador.

Mas outros problemas podem surgir, embora não se sintam de imediato, com a manutenção de posturas incorrectas vão manifestar-se mais tarde. 

Uma boa postura permite o uso correto dos músculos, com diminuição do stress ligamentar, e do desgaste articular, prevenindo a fadiga (um músculo quando bem usado consome menos energia) e as contracturas musculares (“dor de costas”) evitando a fixação da coluna em posições anormais, contribuindo para uma boa aparência.

Mas como se deve sentar corretamente?

No trabalho, deve ajustar altura da cadeira ao nível da secretária para estar mais próximo desta e descansar antebraços e cotovelos na cadeira ou secretária, mantendo os ombros relaxados. Se a cadeira é giratória, não deve rodar a cintura, mas sim a cadeira! 

Quando se senta, não cruze as pernas e sente-se com os glúteos a tocar na parte de trás da cadeira. A coluna vertebral deve estar bem alinhada e deve distribuir o peso igualmente pelas duas ancas. Para garantir que as pernas ficam em ângulo reto, de modo a ajudar a estabilizar a postura do corpo, pode usar-se uma base (semelhante a um degrau) com a altura certa que permita esse conforto.

Em relação aos joelhos, estes devem esta em ângulo reto com a coxa, ao nível (ou ligeiramente superior) da anca e os pés devem estar bem assentes no chão.

A parte superior do monitor deve estar à altura dos olhos, numa distância mínima de um braço, de forma a que o profissional mantenha a cabeça na posição vertical. Ao usar o rato, é indicado que se movimente o braço e não apenas o punho. Se possível, deve manter-se um apoio para o braços e punhos.

Sabia que…

… Uma má postura no trabalho causa desconforto e dores em algumas regiões do corpo como: coluna cervical (pescoço), torácica (meio das costas) e lombar (fundo das costas).

… deve evitar estar mais de 30 minutos na mesma posição. Sempre que se levantar, incida a sua força nas pernas e evite inclinar-se para a frente.

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