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Preparado para uma caminhada?

Preparado para uma caminhada?

O bom tempo veio para ficar. Aproveite as manhãs ou os finais de tarde para melhorar a sua condição física, combater o sedentarismo e libertar o stresse. Tudo isto através de uma atividade simples e indicada para qualquer pessoa: caminhar.

Apenas 30 minutos diários podem fazer toda a diferença. Além de ser um tipo de exercício físico simples e completo, ajuda a combater o sedentarismo, promove o contacto com a natureza, eleva a competência cardiovascular e ajuda a prevenir várias doenças.

De todas as atividades aeróbicas, a caminhada é considerada a mais segura do ponto de vista cardiovascular. Mesmo executando-a com passos rápidos, dificilmente o coração será sobrecarregado.

Além disso, ao contrário da corrida, o risco de lesões nas articulações, em especial nos joelhos e tornozelos, é bem menor durante a caminhada.

Há, no entanto, alguns conselhos que deve seguir para que esta prática seja ainda mais eficaz.

Caminhe pela manhã ou ao final do dia

Não há motivos para parar de caminhar no verão, apenas escolha fazê-lo nos períodos mais frescos do dia, como os períodos da manhã ou final da tarde. Evite a faixa horária entre o meio dia e as 15 horas, quando o sol está no seu auge e os raios ultravioleta são mais perigosos para a pele. Se decidir fazer caminhadas à noite, evite andar rápido demais para que, mais tarde, o seu sono não seja afetado.

Proteja a pele

Ainda que seja agradável realizar exercícios ao ar livre, não podemos deixar de proteger a pele dos raios solares. O protetor solar é o grande aliado de quem pratica atividades ao ar livre. A sua principal função é evitar que os raios UVB e UVA causem danos à pele. Deve ser usado em qualquer ocasião, até mesmo se o dia estiver nublado.

Verifique sempre o fator de proteção porque, de acordo com o tipo de pele, são recomendados diferentes níveis: FPS 6 a 20 (pele negra), FPS 20 a 30 (pele morena) e FPS 30 a 60 (pele branca).

Para se proteger do sol, além de usar protetor solar e roupas adequadas, recorra também a outros acessórios – como óculos de sol, bonés ou chapéus – que ajudem a diminuir o contato direto do sol com o corpo.

Use roupa e calçado apropriados

Opte por roupas apropriadas ao tipo de clima preferencialmente de tecidos não sintéticos.  Se caminhar em zonas pouco iluminadas, use cores brilhantes ou acessórios refletores.

Nem todo o tipo de calçado é indicado para fazer caminhadas. Opte por sapatilhas leves e flexíveis, de forma a acompanharem o movimento do pé. As solas devem ser grossas e/ou de material apropriado, de modo a amortecer e a absorver o choque da caminhada.

Mantenha-se hidratado

É fundamental ter consigo uma garrafa de água sempre que pratica exercício físico. Manter o corpo hidratado ajuda a recuperação física, diminui o impacto do dispêndio de energia e combate a secura da pele.

Depois de caminhar, é importante tomar um banho de água morna para que o corpo e a pele relaxem. No final, aplique um creme hidratante corporal para manter a pele saudável e bonita.

Preparado? Antes de começar consulte o seu médico para avaliar a sua condição física.

Pouco motivado? Pode sempre convidar um familiar ou amigo para ir caminhar consigo. Além do incentivo extra, pode aproveitar para pôr a conversa em dia e passar mais tempo com quem gosta.

Sabia que…

… Caminhar aumenta a densidade mineral óssea, o que é benéfico para a prevenção da osteoporose e para a diminuição do risco de fraturas ósseas.

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