TOPO
Síndrome de Sjögren: o que é e quais são os sintomas

Síndrome de Sjögren: o que é e quais são os sintomas

Dificuldade a engolir, presença de cáries dentárias e infeções orais são algumas das manifestações da Síndrome de Sjogren que afeta pessoas em qualquer idade, mas que, à semelhança de outras doenças autoimunes, atinge maioritariamente indivíduos do sexo feminino. Surge, sobretudo, entre os 40 e os 50 anos.

A Síndrome de Sjögren é uma doença reumática inflamatória crónica, imunomediada, que afeta principalmente as glândulas salivares e lacrimais, causando sintomas como boca e olhos secos (xerostomia e xeroftalmia, respetivamente), mas que pode envolver também outros sistemas e órgãos.

Apesar da sua causa ainda não ser conhecida, pensa-se que resulte da interação entre fatores genéticos, hormonais e ambientais. Pode surgir associada a outras doenças reumáticas como a Artrite Reumatoide ou o Lúpus Eritematoso Sistémico. Atinge mais frequentemente mulheres acima dos 45 anos, mas pode surgir em qualquer idade e em ambos os sexos

Mas como se manifesta? As manifestações mais frequentes da doença são a xerostomia, que pode associar-se a dificuldade a engolir, presença de cáries dentárias e infeções orais, e a xeroftalmia que pode contribuir para ulcerações da córnea e infeções oculares.

O diagnóstico da Síndrome de Sjögren depende da conjugação de dados clínicos com exames laboratoriais, imagiológicos e histológicos. Sintomas como xerostomia e xeroftalmia podem ser causados por várias doenças e medicações, pelo que existem alguns testes especiais que ajudam a avaliar a produção de saliva (sialometria, cintigrafia de glândulas salivares) e lágrimas (teste de schirmer, verde de lissamina). A biópsia das glândulas salivares também assume um papel importante no diagnóstico.

Esta doença evolui lentamente, podendo decorrer mais de 10 anos entre o aparecimento dos primeiros sintomas e o seu desenvolvimento. Por isso, é fundamental sensibilizar para os seus sinais para que os doentes possam ser diagnosticados mais precocemente e tratados adequadamente.

Sabia que…

… A doença pode também afetar as articulações, os músculos, o sistema nervoso, o aparelho respiratório, o coração, o aparelho urinário e os vasos sanguíneos.

Inserir Comentário