TOPO

Sobre a SPR

Sobre a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR):

A Sociedade Portuguesa de Reumatologia foi fundada em janeiro de 1972, depois de, dois anos antes, um grupo de 1085 médicos portugueses, de todo o país e de diferentes especialidades, entre os quais se incluíam todos os reumatologistas, que lideraram o processo, ter solicitado à Ordem dos Médicos a criação da especialidade de reumatologia.

A Sociedade Portuguesa de Reumatologia tem contribuído, ao longo dos anos, para o desenvolvimento da reumatologia portuguesa. Entre os muitos objetivos a que propôs estão a colaboração com os outros organismos internacionais de Luta Contra as Doenças Reumáticas; promover a atualização dos conhecimentos reumatológicos; ser o centro de documentação e informação reumatológica; fomentar o ensino e a investigação em reumatologia; atribuir prémios científicos; defender o título de reumatologista, em colaboração com a Ordem dos Médicos e as Autoridades de Saúde; favorecer a criação de Centros Médicos de ensino, tratamento e investigação e profilaxia das doenças reumáticas e do Centro de Estudo e Investigação Reumatológica; Apoiar a ação da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas; e, ainda, liderar o processo de criação, desenvolvimento e acompanhamento do Plano Reumatológico Nacional. 

 

Como marcar consulta para um reumatologista?

Sugerimos que consulte o seu médico de família que o poderá orientar para uma consulta hospitalar de Reumatologia na sua área de residência, contudo o seu médico assistente pode enviar para qualquer consulta de reumatologia dentro do SNS de acordo com a sua legislação. Pode ainda consultar o site da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (spreumatologia.pt), onde encontrará discriminados todos os serviços de Reumatologia, por área geográfica, bem como os reumatologistas que neles trabalham.

Encontre um Reumatologista

 
Porque existem poucos médicos reumatologistas?

A razão pela qual não existem mais reumatologistas colocados em Hospitais do Sistema Nacional de Saúde (SNS) relaciona-se, acima de tudo, com a não abertura de vagas para contratação de especialistas de reumatologia e a não abertura por parte dos hospitais de serviços de Reumatologia mesmo estando eles previstos pelo ministério da saúde.
A SPR tem procurado sensibilizar as entidades governamentais responsáveis pela contratação de médicos no SNS para o enorme impacto das doenças reumáticas na qualidade de vida da população portuguesa e para a importância do acesso a cuidados desta especialidade de forma universal.

 

Como posso saber qual o meu grau de incapacidade?

Para avaliar o seu grau de incapacidade deve dirigir-se a uma entidade competente, como são as administrações Regionais de Saúde, os Centros de Saúde ou, ainda, a Associação de Deficientes das Forças Armadas (para militares), para lhe fazerem exames e, se for o caso, passarem-lhe um atestado médico de incapacidade multiuso (que indica a percentagem da invalidez).