TOPO
Sofre de gota? Conheça os alimentos proibidos e os permitidos.

Sofre de gota? Conheça os alimentos proibidos e os permitidos.

Para além da prática de exercício físico regular e do cumprimento da toma de medicamentos crónicos, uma alimentação regrada ajuda a evitar as consequências da gota a longo prazo. Se sofre de gota, saiba o que deve e não deve incluir no seu prato.

Para a prevenção de crises de gota e das suas potenciais consequências, é fundamental a educação e sensibilização dos doentes para a mudança nos estilos de vida e adesão aos tratamentos hipouricemiantes. Um estilo de vida saudável, incluindo a prática de exercício físico regular e a toma correta de medicamentos crónicos são meios que ajudam a evitar as consequências da gota a longo prazo.

A ingestão abundante de água (1,5l) é importante para evitar desidratação. Os alimentos ricos em precursores de ácido úrico deverão ser evitados, tais como álcool, bebidas açucaradas, ricas em frutose e fruta em excesso, carne de porco e de caça, vísceras de animais, charcutaria, conservas de peixe e marisco.

O que comer em caso de gota

É importante incluir na alimentação do dia a dia alimentos com propriedades diuréticas, como agrião, beterraba, salsão, pimentos, abóbora, cebola, pepino, salsinha, alho, maçã, laranja, melancia, maracujá, morango, melão, leite e derivados desnatados, de preferência.

Além disso, também podem ser consumidos alimentos anti-inflamatórios como o azeite, que pode ser usado nas saladas, frutas cítricas e sementes de linhaça, sésamo e de chia. Estes alimentos contribuem para o controlo da dor e da inflamação das articulações. 

Sabia que…

… A manutenção de um peso adequado é essencial. Perder peso, quando necessário, diminui a pressão exercida sobre as articulações diminuindo a sua degradação. Contudo, são de evitar jejuns prolongados ou perdas muito rápidas de peso que podem causar elevações temporárias do ácido úrico com consequente desenvolvimento de uma crise de gota.

… A melhor técnica culinária para utilizar nos alimentos com teor moderado de purinas é cozer em água previamente e desperdiçar essa água, uma vez que a carne, o peixe e os legumes cozidos perdem grande parte das suas purinas na fervura.

Inserir Comentário