TOPO
Sono e doenças reumáticas: uma convivência que se quer harmoniosa

Sono e doenças reumáticas: uma convivência que se quer harmoniosa

Muitas doenças reumáticas causam dificuldade em dormir. Saiba o que deve fazer para ter uma boa noite de sono.

Dificuldade a adormecer, acordar várias vezes durante a noite ou até mesmo dormir normalmente durante a noite, mas acordar cansado pela manhã são alguns dos cenários possíveis para quem sofre de doenças reumáticas.

Se quer melhorar a qualidade do seu sono, siga estas dicas.

  • Evite atividades vigorosas 4h00 antes de dormir. Opte por exercícios mais leves.
  • Evite atividades que causem stress ou que sejam estimulantes 1h00 antes de dormir.
  • Antes de se deitar, faça uma atividade que o acalme, como ler um livro, ou aproveite para passar mais tempo com um familiar.
  • Evite beber café ao final da tarde, uma vez que o corpo leva várias horas a processar a cafeína. Evite também o consumo de álcool, pois pode afetar o ciclo normal do sono. 
  • Evite a utilização de ecrãs e interação com redes sociais e outras plataformas digitais 1 h antes de dormir.
  • Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário.
  • Não durma mais do que 20 minutos durante o dia.
  • Crie uma rotina antes de se deitar. Se fizer sempre as mesmas coisas, pela mesma ordem, o seu cérebro vai ser treinado para começar a “desligar”. Por exemplo, tomar um banho morno, escovar os dentes, separar a roupa do dia seguinte, e assim por diante.
  • Se possível, não faça atividades stressantes, como trabalhar, no quarto. O quarto deve ser o seu espaço apenas para dormir e relaxar. Este procedimento ajuda a treinar o seu cérebro para relaxar e para se preparar para o sono.
  • O quarto deve ser completamente escuro. Até a luz do relógio e do telemóvel podem prejudicar o sono.
  • O colchão deve ser confortável e oferecer um suporte firme e adequado. A almofada deve ocupar o espaço entre o pescoço e o ombro, e não deve ser muito alta. Opte por um colchão firme e plano e uma almofada macia e baixa, se dormir virado para cima. Se dormir de lado, a almofada deverá ser mais alta.
  • A posição de repouso deve ser em decúbito dorsal (deitado de costas), com uma almofada colocada atrás do pescoço e, idealmente, as pernas e as coxas devem estar fletidas.

Sabia que…

… É muito importante fazer curtos períodos de repouso, sempre que possível, ao longo do dia. É importante dormitar, não necessariamente dormir.
… O sono relaxa os músculos.

Inserir Comentário